Como saber se o seu filho está com cólica?

Existe uma definição de cólica do lactente que leva em consideração a ocorrência de choro inconsolável e/ou inquietação e/ou irritabilidade por pelo menos três horas, em três dias da semana e com duração superior a três semanas (a chamada “Regra dos 3“). Em geral, a cólica do lactente desaparece antes dos quatro meses de vida. Antigamente, muitos diziam que a cólica era parte do desenvolvimento normal da criança e não necessitava de nenhum tipo de atenção específica. No entanto, além do sofrimento que provoca no bebe, a cólica do lactente pode associar-se com muita ansiedade nos pais e redução na qualidade de vida da família.

É possível definir o que provoca cólica nos bebés?

Não se conhece com exatidão as causas da cólica. Acredita-se que estejam envolvidos vários fatores ligados ao ambiente, incluindo o ambiente biopsicossocial da família. Também podem influenciar o seu aparecimento: a imaturidade do sistema nervoso central, intolerância à lactose, alterações da motilidade e na colonização do intestino. O caráter autolimitado da cólica, ou seja, a sua resolução espontânea, sugere uma associação com o desenvolvimento do tubo digestivo ao longo dos primeiros meses de vida.

O choro está relacionado à cólica nos bebés?

Sim. A principal manifestação da cólica do lactente é o choro inconsolável. No entanto, é importante destacar que o choro faz parte do desenvolvimento neurológico e comportamental do lactente e pode ser causado por outros fatores, como frio, calor, fraldas que necessitam de troca e fome, ou seja, situações normais no quotidiano da família.

Quando suspeitar de que o choro está associado a cólica?

Quando o choro não desaparece após as outras causas serem excluídas pode ser cólica do lactente. Isto é, se a criança para de chorar após se alimentar ou trocar a fralda é sinal de que não era cólica a causa da sua reação. Mas é também necessário lembrar que nem todo choro inconsolável é cólica do lactente. Assim, se a situação permanecer, o pediatra deverá ser consultado para avaliar cada criança e fazer o diagnóstico correto do problema.

Há medicamentos que podem ajudar?

Considerando-se que a colonização do tubo digestivo é diferente nas crianças com cólica, tem sido investigado o papel dos probióticos no seu tratamento. Até ao momento atual, foi demonstrado que apenas um tipo específico de probiótico (não todos) pode reduzir a duração diária do choro e acelerar a resolução da cólica do lactente.

O que pode ser feito em casa para ajudar a controlar a cólica do lactente?

Há uma série de dicas simples que podem ser aplicadas em casa. No geral, são dadas as seguintes recomendações que podem ser úteis no controlo da cólica do lactente:

1) Pegar o bebé ao colo e tentar o contato direto da barriga do bebé com a barriga da mãe;
2) Enrolar o bebé numa manta ou cobertor;
3) Flexionar as coxas do bebé e pressionar suavemente sobre a barriga;
4) Dar um banho morno pode ajudar na redução da cólica/choro no lactente;
5) Reduzir os estímulos para o bebé (evitar locais barulhentos ou com excesso de pessoas);
6) Procurar um ambiente tranquilo e usar música ambiente calma (ruído branco);
7) Tentar estabelecer uma rotina para o banho, sono, passeio e outras atividades;
8) Não utilizar chás, fazer trocas de leites ou usar medicamentos sem a orientação do Pediatra.

Fonte: Dr.ª Gracinda Oliveira – Médica Pediatra