Sono em dia é sinónimo de criança saudável. Ainda que nessa fase da vida não existam compromissos e responsabilidades, o dia a dia dos bebés e das crianças também é cansativo. Afinal, o corpo está constantemente a desenvolver-se e criando conexões cerebrais. Os bebés, por exemplo, precisam assimilar inúmeros sons, texturas, cheiros e gostos. É por isso que a higiene do sono infantil é fundamental para o desenvolvimento. Fica tudo bem quando as crianças estão com o soninho em dia!
Enquanto eles fecham os olhinhos e descansam, substâncias relacionadas ao crescimento são libertadas, vivências recentes são transformadas em aprendizagens pelo cérebro e o organismo consegue manter o equilíbrio para funcionar bem durante todo o dia.
Sono: pilar do desenvolvimento
Ainda que dormir bem seja um dos pilares da saúde ao longo de toda a vida, é na infância e adolescência que o sono de qualidade é ainda mais basilar. Nesta fase, o descanso tem papel importante no desenvolvimento intelectual, processando novas informações e conhecimentos e favorecendo que o cérebro e demais órgãos aumentem seu tamanho e número de células.
“O sono da criança é fundamental para a sua aprendizagem e saúde. Mas é muito comum ouvir relatos sobre o sono desregulado dos pequenos. É por isso que, sempre que possível, a família deve adotar uma rotina para atender as necessidades de sono das crianças”
Especialistas afirmam que bebés e crianças são naturalmente mais conectados ao ritmo circadiano, o relógio biológico. Por isso, as crianças devem dormir cedo e acordar cedo. Essa é a rotina mais natural para fazer o corpo da criança funcionar bem.
Sono ideal para bebés e crianças
O primeiro ano de vida é o período em que os bebés vão dormir mais – até 20 horas por dia, entre o sono da noite e as sonecas durante o dia. O tempo do sono infantil vai diminuindo conforme a criança vai crescendo. Conheça alguns valores de referência, mas lembre-se de que cada criança é única e tem um período ideal de sono para o seu desenvolvimento. Por isso, procure abordar o assunto na próxima consulta com o pediatra.
- Bebés de até um ano: de 17 a 20 horas de sono
- Bebés entre um ano e três anos: de 11 a 14 horas
- Crianças de 3 a 5 anos: de 10 a 13 horas
- Crianças de 6 a 12 anos: de 9 a 12 horas
Rotina de sono para crianças
A rotina da criança precisa atender todas as suas necessidades: passeios, tempo de qualidade com a família, contato com outras pessoas quando indicado, e atividades que supram as necessidades gerais.
Para incluir o sono infantil nesta rotina, a pediatra recomenda que pais e mães observem com cuidado o seu filho, pois cada criança funciona de uma forma diferente. Quando são bebés, algumas vão precisar de um intervalo de uma hora entre as sonecas, outras já vão conseguir aguentar uma hora e meia.
Ao observar como o seu filho fica ao despertar desta soneca, você vai conseguir traçar o tempo adequado de sono. Se ele acordar irritado, chorando e resmungando, significa que ele possivelmente dormiu pouco. Já se ele acordar da soneca feliz, e sorrindo, teve um descanso reparador.
Dicas para higiene do sono infantil
Confira as dicas da pediatra para que seu filho tenha um sono adequado e reparador:
- Estabeleça hábitos noturnos: à medida em que anoitece desligue a TV e diminua a iluminação até deixar o ambiente mais escuro. Não permita à criança utilizar aparelhos eletrónicos.
- Dê um banho relaxante: essa é uma das formas de a criança entender que prepara-se para ir dormir.
- Crie momentos de conexão com a criança: os pais podem ter um momento pele a pele, como massagem e carinhos, que permitem à criança relaxar e facilitam a chegada do sono, ou um momento de contar histórias, já na cama, prenunciando o momento de dormir.
- Coloque a criança na cama sempre no mesmo horário: a partir dos três meses de vida, é importante que as atividades cotidianas sejam realizadas sempre nos mesmos horários – incluindo a hora de dormir.