A Acne é uma doença da pele muito comum, devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.
Ela ocorre em ambos os sexos, principalmente durante a adolescência, porém pode surgir em qualquer idade, manifestando-se também em bebés e adultos. Na idade adulta, é mais frequente nas mulheres.
Além do desconforto provocado pelas lesões na pele, a acne compromete a aparência, o que pode ter efeitos psicológicos e um impacto social significativos.
Quando os danos psicológicos se prolongam no tempo, a situação pode mesmo tornar-se grave, levando à diminuição da autoestima e da autoconfiança. Uma situação que, em muitos casos, conduz ao isolamento social e mesmo à depressão.
Por estes motivos, a acne não deve ser desvalorizada e é recomendável a adesão ao tratamento o mais precocemente possível. Não só para preservar a saúde da pele e a saúde psicológica, mas também para prevenir cicatrizes de difícil correção no futuro.
Tipos de Acne
Dependendo da lesão, a doença pode ser classificada em quatro tipos:
- Acne não inflamatória: pontos negros ou brancos (comedões)
- Acne ligeira: borbulhas inflamadas (pápulas)
- Acne moderada: borbulhas inflamadas com pus (pústulas)
- Acne severa: nódulos e quistos
Causas
A acne surge quando os folículos pilosos (os poros na pele onde crescem os pelos) são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Isto acontece devido à interação de quatro fatores:
- Produção sebácea em excesso (o chamado “óleo da pele”)
- Estreitamento e obstrução do folículo polisebáceo
- Colonização dos folículos por microrganismos (bactérias)
- Libertação de múltiplos mediadores inflamatórios
As hormonas sexuais que começam a ser produzidas na puberdade, são as principais responsáveis pelas alterações das caraterísticas da pele, assim como pelo surgimento da acne.
As lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.
Essas hormonas, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos tanto pelos ovários (mulher) e testículos (homem) quanto pelas glândulas suprarrenais (duas pequenas glândulas situadas sobre os rins) em ambos os sexos.
Mas a acne pode também surgir como consequência de:
- Alterações hormonais durante a gravidez ou ciclo menstrual
- Cosméticos, produtos de beleza, loções e roupas que não deixam a pele “respirar” devidamente
- Humidade elevada e transpiração
A existência de casos de acne em familiares diretos é, também, considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Sobretudo no caso da acne severa.
Está, igualmente, demonstrado que períodos de maior stress contribuem para o agravamento da acne.
Fonte:
Atlas da Saúde. Tipos de acne: tratamento e prevenção.
American Academy of Dematology Association.